Previsão é de frio até em áreas mais quentes
Quem mora na Serra catarinense já deve estar acostumado ao frio intenso e, inclusive, pode esperar por temperaturas negativas nesta semana, entre -5°C e -8°C na madrugada de quarta-feira (30), quando deve atingir o ápice.
Porém, nos próximos dias, até áreas mais quentes do Estado, como o Litoral Norte, devem ter dias gelados. Em Joinville, por exemplo, os termômetros podem marcar 2°C nesta semana.
A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, explica que a condição é causada por uma massa de ar frio que passa por Santa Catarina.
“Estamos com uma massa de ar frio muito intensa que faz com que as temperaturas diminuam no decorrer das horas. Com essa condição de umidade, chuva e temperatura caindo, já temos condição pra chuva congelada, como no Oeste e em regiões mais altas”, destaca.
Dessa forma, o frio que já está em Santa Catarina deve ficar ainda mais intenso com o passar das horas e atingir as temperaturas mais baixas entre quarta (30) e quinta (1º).
“Terça, quarta e quinta serão de temperaturas bem baixas, abaixo dos 7°C de mínima. Já as máximas sobem um pouco porque o sol aparece, mas não passam dos 15°C”, diz Marilene.
E pra quem está se perguntando quando o frio deve ir embora, a resposta é a partir do fim de semana, quando a massa de ar frio vai perdendo força e ocorre um aquecimento gradativo.
E a chuva, continua em Santa Catarina?
A chuva fina que cai em várias regiões do Estado nesta segunda-feira (28) deve persistir até a próxima madrugada, diminuindo a partir de terça (29).
O sol vai aparecer durante a semana e pode até ser um alento para os mais friorentos nesses dias, embora a meteorologista alerte: “apesar do sol, o frio é muito intenso”.