O calorão em Santa Catarina não deve dar uma trégua tão cedo: os próximo dias, os termômetros no Litoral Norte de Santa Catarina devem marcar máximas entre 35°C e 38°C.
A sensação de calor, no entanto, deve ser ainda maior: segundo o meteorologista Piter Scheuer, a sensação deve variar entre 45°C e 48°C.
Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que esse índice de calor é calculado com base em dois dados: temperatura e umidade relativa do ar.
Mesmo a umidade sendo um índice de muita variação e difícil de prever uma máxima, a meteorologista afirma que em determinados momentos do dia a sensação deve ser superior aos 50°C em algumas regiões.
Máximas históricas até o fim do mês
A previsão segue com registros de máximas históricas de calor, que beira os 45°C, até o fim do mês de janeiro. Segundo Piter Scheuer, além do calor intenso, pancadas de chuva devem ocorrer ao fim do dia, em toda a semana e no fim de semana também.
“Os temporais mal distribuídos devem seguir todos os dias, normalmente no fim do dia, no Centro Leste do Estado. A partir de quarta-feira (19) vai abranger o Oeste do Estado também”, explicou.
“É importante ficar atento, pois essas pancadas de chuva podem se transformar em temporais”, completou o meteorologista.