Uma cobra de cerca de dois metros foi encontrada dentro de uma motocicleta em Schroeder, no Norte catarinense. O Corpo de Bombeiros Voluntários foi acionado pelo dono do veículo para fazer a retirada do animal. Ninguém se feriu.
O dono da motocicleta disse que encontrou a cobra na churrasqueira de sua residência. Ele entrou em casa procurando um objeto para poder retirar o animal do local, mas neste momento ela se escondeu no veículo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cobra é da espécie Caninana (Spilotes pullatus), considerada uma das maiores da Mata Atlântica. Ela não é venenosa, mas é considerada uma serpente brava. Ainda segundo os bombeiros, ao se sentir ameaçada, ele infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar e enfrentar o predador.
A retirada da cobra da motocicleta levou cerca de 15 minutos. O tamanho do animal surpreendeu os agentes. Após o resgate, a serpente foi devolvida em uma área de mata distante de área urbana.
— Foi difícil encontrá-la. Somente quando tiramos o banco da moto é que vimos onde ela estava. Quando identificamos que era uma caninana ficamos mais tranquilos. Porque ela não é peçonhenta, como a jararaca ou a coral. Em seguida, conseguimos fazer a retirada com segurança — disse o bombeiro Marcelo Ferreira ao G1 SC.
Segundo Ferreira, os atendimentos deste tipo aumentaram cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
— Em função do calor e da chuva é comum esses animais aparecerem com mais frequência. Desde o começo do verão estamos atendendo de três a quatro ocorrências com animais peçonhentos na cidade — disse.
No motor do carro
Outro caso com aparecimento de cobras foi registrado em Romelândia, no Oeste. O animal estava em uma oficina mecânica. A captura foi feita pelo bombeiros, que removeram o animal e o devolveram à natureza. Ninguém se feriu.