A chuva intensa e volumosa que caiu em poucos minutos na região Norte de Santa Catarina causou transtornos à população de várias cidades, principalmente em Corupá, que registrou 123 mm de chuva em apenas três horas, segundo a Defesa Civil.
Água invadiu ruas em Corupá – Vídeo: Internet/Reprodução
De acordo com Osvaldo Gonçalves, coordenador regional da Defesa Civil, houve alagamentos em residências e pontes destruídas, além da interdição da BR-280. “Tivemos mais de cem residências atingidas, escolas danificadas e pessoas que tiveram que ser retiradas de suas casas”, destaca.
Vídeos feitos por moradores mostram casas e ruas alagadas, além da força do rio após a chuva intensa. Veja as imagens:
Casas ficaram alagadas após a chuva em Corupá – Vídeo: Internet/Reprodução
Vídeo mostra a força do rio após chuva volumosa – Vídeo: Internet/Reprodução
Em Jaraguá do Sul, na mesma região, houve alagamentos pontuais nos bairros Santa Luzia e Jaraguá Esquerdo, além de pequenos deslizamentos, segundo a prefeitura. Não há famílias desalojadas.
Em Jaraguá do Sul, ruas também ficaram alagadas – Vídeo: Internet/Reprodução
Já em Joinville, que teve acumulado de 50 mm em menos de uma hora, várias ruas do Centro, Anita Garibaldi, Vila Nova, Glória, Nova Brasília e Morro do Meio registraram pontos de alagamento. Uma residência no bairro Nova Brasília foi parcialmente interditada após o rompimento de um muro.
Segundo a Defesa Civil, esse volume de chuva concentrado foi resultado da combinação de umidade e calor na região. Há previsão de novos temporais nesta quinta-feira (2), com possibilidade de chuva intensa, risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e eventual queda de granizo.