O “combo” de neve e vento encantou turistas na madrugada desta quinta-feira (29) no bairro Mundo Novo, em Urubici, na Serra catarinense. Muitos deixaram seus carros estacionados no meio da estrada para registrar a forte nevada.
A altitude de 1.592 metros torna o vento uma condição comum associada à neve, segundo o meteorologista Piter Scheuer, um adicional ao espetáculo do fenômeno que encanta os turistas.
Apesar disso, a meteorologista Marilene de Lima explica que o vento não é determinante para a formação de neve. “A relação que a gente tem é entre umidade e temperatura, tendo essa combinação você tem condição para precipitação de neve”, destaca.
Aliás, a sensação de frio, de acordo com a Epagri/Ciram, chegou a -16°C no Mundo Novo, tão baixa a ponto de os dentes baterem e os músculos tremerem.
Mas isso não é problema para os apaixonados pela neve. A auxiliar administrativo Suelen Marli da Silva conta que quando a previsão indica a mínima chance de os flocos caírem, ela já corre para a Serra.
“A emoção é tanta, a alegria é tanta que o frio passa”, diz enquanto segura o boneco que tinha acabado de fazer. Ela e o namorado moram em São José, na Grande Florianópolis.
Sensação térmica de -16°C
Segundo a Epagri/Ciram, a estação de Morro da Igreja registrou -8°C, com sensação térmica de -16°C nesta quinta-feira (29). A estação fica a uma altitude de 1.800 metros, entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici. As rajadas de vento chegaram a 73 km/h no local.