As aulas voltaram de forma presencial nos dias 08/02 para a Educação Infantil e 10/02 para o Ensino Fundamental, com um total de 1.952 alunos:
– Educação infantil: 820 alunos, 80% na modalidade presencial e 20% em ensino remoto;
– Ensino Fundamental: 1.132 alunos, 77% na modalidade presencial e 23% no ensino remoto.
Para esse retorno foram feitas formações com todos os profissionais da área da educação, como, serventes, motoristas, professores e gestores referentes aos protocolos sanitários de segurança e orientações pedagógicos. Todos os espaços escolares estão equipados com itens de segurança, entre eles cartazes com orientações, termômetro para ser feito a aferição de temperatura e EPI’s para os professores (Luvas, aventais, máscaras e etc…). As escolas e CEIs fizeram orientações às famílias através de vídeo e cartilhas, explicando todos os detalhes necessários para a volta segura de cada aluno e criança.
Cada unidade escolar utiliza de um plano de contingência que contém todos os protocolos de higiene e segurança a serem seguidos e para conseguir atender todos os protocolos, a Secretaria de Educação precisou aumentar a carga horária e contratar mais profissionais para atender de forma segura todos os estudantes. Além disso, os espaços nas unidades escolares foram delimitados para não haver tumultos nas entradas e saídas.
O transporte escolar também se adequou para fazer o transporte com toda a segurança e respeitando os protocolos, foi feita a instalação de totem de álcool em gel na entrada de todos os ônibus, aferição de temperatura de cada aluno ao subir para o ônibus e também está controlada a capacidade de cada veículo para se manter a distanciamento.