A Secretaria de Saúde intensificou a testagem como forma de diagnosticar precocemente, tratar os pacientes confirmados e prevenir o contágio do coronavírus em Guaramirim.
Até o momento, já foram realizados 1.043 testes no município, sendo 828 descartados, 10 exames aguardando resultado e 205 positivos para a doença. Destes 205 casos, 147 estão recuperados.
Conforme a Secretaria de Saúde, a ampliação da testagem é uma ação importante para combater a doença.
“A testagem precoce permite o isolamento do paciente e de seus familiares, reduzindo assim os riscos de transmissão na comunidade. Além de fornecer o tratamento médico precoce para alívio dos sintomas”, afirma a médica que atua no Centro de Triagem Dra. Carmem Luiza Lutch Gascho.
A médica comenta que Guaramirim se destaca pela grande abrangência na testagem, atendimento multiprofissional com médicos, enfermeiros e técnicos de alta qualidade, além do suporte do Hospital Santo Antônio.
“Porém chegamos em um momento que devemos redobrar cuidados, o inverno está aí e outras doenças respiratórias – além do coronavírus – vem junto com ele. Evitar sair de casa e se for necessário, usar máscara, lavar as mãos com frequência e evitar lugares com aglomerações. Na presença de qualquer sintoma gripal, seja febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, deve se procurar imediatamente o centro de triagem”, completa.
O Centro de Triagem para Coronavírus está instalado nas dependências do AME (Ambulatório Municipal de Especialidades), na rua João Butschardt, nº 365, no Centro. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Aquisição de testes colabora na prevenção
A médica reguladora da Secretaria de Saúde de Guaramirim, Ana Julia Schiroky Brenneisen (CRM SC 15071) esclarece que o aumento dos casos é consequência da ampliação da testagem, algo já esperado pela Saúde mas de extrema importância para o combate e prevenção da doença.
Ela explica que Guaramirim comprou 1500 testes rápidos e recebeu 630 testes do Estado. “Os testes rápidos são práticos e feitos em pacientes que estejam no oitavo dia de uma síndrome gripal, seguindo critérios de análise de sintomas e sinais que o paciente pode apresentar, onde o resultado sai entre 10 a 15 minutos. O resultado diz se o paciente tem doença ativa ou então se já teve contato e se formaram anticorpos ou se não tem nenhum dos dois” , diz.
O município ainda conta com testes em estoque mas já se prepara para realizar uma nova compra.
“Países mais desenvolvidos preconizam a testagem em larga escala porque assim conseguem ter uma leitura maior de como está a pandemia entre os indivíduos do município/região e conseguimos fazer as ações de prevenção. Ou seja, recomendar o isolamento, isolamento dos contatos domiciliares, monitorar esses contatos. Acredito que dentro do município, a situação de testagem está sob controle, está sendo feito um movimento de excelência com gestão preocupada em ter testes e fornecê-los de maneira adequada com critérios técnicos para testagem dos indivíduos doentes ou com suspeita”, finaliza.
Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui