Um incêndio atingiu o Pico Jaraguá na tarde deste sábado (9) no Morro Boa Vista, em Jaraguá do Sul. Por volta das 14h30, os bombeiros foram acionados para a ocorrência de grande foco de incêndio.
Por ser um local de difícil acesso, os bombeiros pediram apoio da equipe do helicóptero Águia 1 de Joinville, mas houve um problema na aeronave durante a decolagem e os bombeiros solicitaram ajuda do helicóptero Arcanjo de Blumenau.
A aeronave levou três bombeiros para um sobrevoo no local. Toda a parte no alto da montanha estava queimada e não havia como a equipe acessar o local.
O Arcanjo iniciou os procedimentos para apagar as chamas com bolsões de água, mas durante a primeira operação a equipe foi solicitada para um acidente grave em Ascurra.
O helicóptero Águia de Joinville já havia resolvido o problema na aeronave e assumiu o combate ao fogo aplicando vários bolsões de água. Porém, o vento forte deixou a operação perigosa e a equipe corria risco de acidente.
Segundo os bombeiros, no local ainda é possível avistar a fumaça e os focos de incêndio, mas não há condições de combate humano devido ao risco vertical.
Nas primeiras horas do dia, uma equipe dos bombeiros fará uma nova avaliação no local e se necessário irá solicitar novamente o apoio do Águia 01.
“Por se tratar de local muito íngreme e de difícil acesso, o fogo foi combatido de forma limitada, e a água foi lançada para resfriamento em vegetação baixa junto às rochas, tendo em vista que o por do sol se aproximava e a segurança da operação sempre fala mais alto. Caso seja necessário, retornaremos ao combate se for preciso”, explicou a equipe do Águia 01.
Comente Aqui