Sou Mais Pet
Sem categoria

Aulas não presenciais e professores digitais: as dificuldades para manter a educação em período de suspensão de atividades presenciais

A pandemia do COVID-19 está modificando várias áreas da sociedade, assim como podemos perceber, a educação é uma das mais afetadas. Grande parte das redes de ensino estão trabalhando de forma remota com os estudantes, transformando os professores muitas vezes em Youtubers, radialistas dentre outros.

O que sabemos até agora é que os danos educacionais causados por esta paralisação serão notados por um bom período de tempo. Apesar de todo esforço dos professores e demais profissionais da área para continuar ensinando mesmo que de forma remota, o ensino presencial na educação básica não pode ser substituído por modalidades sem a presença de estudantes.

Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular, clique aqui

Apesar de um esforço muito grande em manter o processo educacional em um regime não presencial, a educação vem sofrendo com uma falta de autonomia dos estudantes, principalmente os menores em relação a sua rotina escolar. Estes estudantes contam com uma participação muito grande do seu núcleo familiar.

Para minimizar as perdas educacionais causadas pelo COVID-19, os professores se desdobram em suas rotinas visando atender os estudantes das mais diversas maneiras. Várias mudanças estão ocorrendo e o mais importante é um movimento dos professores de abertura a estas mudanças, buscando aperfeiçoar-se principalmente em relação ao uso de tecnologias digitais.

Finalizando, queremos dizer que o momento é muito delicado para todos, no âmbito educacional os professores apesar de estarem solícitos a mudança e buscar aprimorar este processo estão sofrendo muitas vezes com uma sobrecarga grande além de níveis de estresse maiores que o normal. Enfatizamos o poder da empatia, de nos colocarmos no lugar do outro para que juntos possamos superar este mal com o menor dano possível.

Professor Simão Henrique Jakobowski*

*Graduado em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013), com Pós graduação em Metodologia de Ensino de História efetuada pela mesma instituição no ano de 2014. Possui Graduação em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015), com Pós Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia (2017). Possui especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Mestre em Educação pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). Atua como Gerente de Educação na Secretaria de Educação no Município de Massaranduba.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes

Comente Aqui