Alerta de frente fria chegando! O tempo nesta manhã de segunda-feira (18), é firme em todas as regiões de Santa Catarina.
Contudo, conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a partir da tarde, a combinação de calor e umidade favorece a formação de temporais isolados em todo o Estado.
Além disso, na terça-feira (19), a formação de uma frente fria promete trazer novos temporais para Santa Catarina.
Ainda, a Defesa Civil aponta que nesta segunda-feira poderá haver chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Se tratando das temperaturas, com exceção da Serra, as temperaturas superam os 30°C em todas as regiões do Estado. No Litoral Sul e Extremo-Oeste, as máximas chegam aos 35°C.
Frente fria promove temporais em Santa Catarina
A terça-feira inicia com predomínio de sol e poucas nuvens no estado. A partir da tarde, áreas de baixa pressão e o processo de formação de uma frente fria no oceano — além do calor e da umidade — favorecem o desenvolvimento de temporais isolados em Santa Catarina, conforme a Defesa Civil.
No Litoral, a circulação marítima favorece o aumento de nebulosidade a partir da tarde. As temperaturas seguem acima dos 30°C em boa parte do Estado, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde as máximas superam os 33°C.
Instabilidades diminuem no Estado na quarta-feira
Na quarta-feira (20), as instabilidades diminuem em Santa Catarina, mas ainda se mantém com possibilidade de temporais isolados no Grande Oeste catarinense. Nas demais áreas, o sol predomina entre algumas nuvens.
As temperaturas máximas apresentam uma ligeira queda quando comparadas aos dias anteriores. Em apenas algumas cidades do Extremo-Oeste, Oeste e Litoral Sul as máximas ainda superam 30°C, na maior parte do Estado elas variam entre 26°C e 29°C.
Tendências para os próximos dias
Na quinta-feira (21), o tempo firme deve predominar em Santa Catarina, com condição apenas para pancadas de chuva esparsas. Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), as instabilidades retornam ao Estado, fornecendo condições para novos temporais.
Via: ND+