Sou Mais Pet
Geral

SC registra aglomerações em supermercados durante lockdown

Santa Catarina vive um fim de semana de lockdown. Comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e todos os serviços que não são considerados essenciais estão, ou pelo menos deveriam, ficar fechados.

A decisão é mais uma medida do governo do Estado para frear o avanço do coronavírus. O objetivo era fazer a população ficar em casa e assim evitar o contágio da doença.

Veja também: Covid-19: governo de SC se manifesta sobre apelo para 14 dias de lockdown

O que se viu em algumas cidades catarinenses, no entanto, foram pessoas lotando supermercados – considerados essenciais – com medo de um possível desabastecimento.

Em Blumenau, muitos consumidores correram aos supermercados ainda na noite de sexta-feira (26). Os estabelecimentos ficaram cheios e as pessoas que estavam fazendo compras se aglomeravam nas filas dos caixas.

Apesar da preocupação por parte dos consumidores, o presidente da Acats (Associação Catarinense de Supermercados), Francisco Antônio Crestani, garante que não há qualquer indício de desabastecimento em Santa Catarina.

“As pessoas pode ficar tranquilas. Aquelas dificuldades que tivemos no final do ano passado de faltas pontuais de mercadorias, até por falta de embalagens, não temos mais. Não há motivo para desabastecimento”, diz Crestani.

O presidente disse ainda que muitas pessoas foram aos supermercados pois não buscaram informar-se sobre quais serviços seriam proibidos durante o lockdown. Segundo Crestani, o movimento maior nos estabelecimentos foi registrado durante a noite desta sexta-feira (26) e manhã deste sábado (27).

Ele garantiu, no entanto, que os supermercados estão seguindo as normas sanitárias previstas por decretos estaduais e municipais. “Ninguém quer correr o risco da loja ser fechada. Todo mundo está conscientizado que, queira ou não, envolve a nossa saúde” complementou.

SC registra aglomeração em supermercados durante lockdown – Foto: Diego Schaefer/Especial

Mais cedo neste sábado (27) a Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina) publicou uma nota garantindo o abastecimento no estado.

“As empresas do Transporte Rodoviário de Cargas de todo o Estado manterão suas atividades e levarão alimentos, medicamentos, oxigênio, suprimentos, combustíveis e tudo o que for necessário para garantir que nada falte aos cidadãos”, diz o comunicado.

Lockdown em SC

Durante este e o próximo fim de semana, Santa Catarina estará em lockdown. Entre 23h de sexta-feira e 6h de segunda-feira, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar no estado.

O decreto autoriza o comércio de alimentos e bebidas por bares, cafés e similares somente por delivery ou retirada no local. Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros fazem a fiscalização das medidas.



Para receber as notícias da página Hora Massa pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!



Casa dos Colchoes